Luis de Menezes Bragança

Um Jornalista Goês de Valor

Luís de Menezes Bragança nasceu em Chandor em 15 de Janeiro de 1878, filho de Domingos Juveniano Menezes, de Calapur (Ilhas) e de Claudina Stael de Bragança Menezes, de Chandor.

Órfão de pai aos sete anos de idade, Luís de Menezes Bragança, seguindo a velha praxe, fez os eus estudos no Seminário de Rachol. Frequentou, depois, o Liceu de Panjim (1897-98) e fez o exame das cadeiras de português, latim, literatura, geografia, história, matemática, física, economia política e marata, e obteve distinções em todas as cadeiras, menos na de marata. . Ele revelou raro poder intelectual e amor às letras e às ciências. Em 1899 saiu do Liceu e em 1900 entrou na Escola Médica. Mas não pode fazer o exame doprimeiro ano pore star acometido de febre tifoide. Depois dessa doença, MB ficou um ano a convalescer em Panjim, tendo afinal abandonado o curso de Medicina. Durante o seu prolongado repouso, tomou gosto pela leitura. Viam-no le raté altas horas de noite. MB fez a estreia de jornalista no diário O Heraldo e depois no O nacionalista, do seu tio e sogro, Dr.Ligório de Cunha, de Cuelim, e no Comércio, de Panjim, da direcção do adv. A.X.Gomes Pereira, em 26 de Outubro d 1909. Em 3 de Abril de 1911, MB abalançou-se a fundar o seu próprio jornal O debate, jornal de doutrina, de ideias e de crítica, republicano e democrático, tendo por alvo a reformação mental do goês e a familiarizá-lo com pensamento contemporâneo.

Pouco depois de ter dado brilho ao mais antigo diário das colónias portuguesas, MB eclipsou-se, refugiou-se no seu palácio de Chandor, para reapareer num semnário chamado Nacionalista, em que ele revelou o seu espírito de independência e aprumo intelectual. Nascido numa família católica e educado no Seminário de Rachol, ainda novo MB quebrou a tradição da sua ancestralidade religiosa. Etra resultado dos escritores como Renan, Montesquieu, Diderot, Voltaire e Enciclopedistas Franceses. Apaixonou-se pela liberdade e pelos princípios altos. Ele sentiu o espírito de intolerância religiosa e atacou o clericalismo e a dominação da Igreja. Ele foi livre pensador, mas sempre batalhou em prol da verdade tal qual ele conheceu e viveu. A sua hostilidade ao clero era impessoal.

Com a implantação da República, todo o esforço de MB orientou-se no sentido de ver o seu ideário plenamente realizado. Daí, o Debate foi o mais poderoso veículo de suas ideias. Ele defendeu a pureza de doutrinação republicana. Mostrou o vigor das suas conviccões de antes quebrar do que torcer. O Debate impunha-se pela sua linha de conduta, sobria, elegante, culta Nãso pretendeu imitar o estilo dos outros. A sua linguagem era límpida e rica. Manejou a língua com extema destreza e elegância. Foi sempre vitorioso, esgrimindo com florete nos seus ecos e comentarios. Revelou uma inteligencia olimpica, orientada e esclarecida por espirito cientifico. Ele foi inimigo figadal da monarquia, mas apoiou a Republica. Colaborou com o jornal Pracasha, cujo primeiro numero saiu em 23 de Março de 1928, da direcçao do advogado Venctexa Sar Dessai. Destinava-se a defesa da liberdade religiosa. Ele defendu o principio constitucional de liberdade de cultos. Ele combateu a Ditadura do Estado Novo, a sua politica liberticida e o regime da escravizacao, introduzido pelo Acto Colonial da autoria do Dr.Antonio Salazar.

Entre os jornais de Goa, Pracasha era unico jornal que era especialmente lido e considerado ate pelo proprio Dr.Salazar. Ele combateu a Ditadura Sidonista e Salazarista. Ele obteve vitoria na luta contra o regime de Republica Nova do Sidonio Pais e contra o irritante procedimento do Governandor, Freitas Ribeiro. Com o triunfo desta grande batalha, pode considerar-se fechado o esplendoroso ciclo de existencia do Debate que começcou a publicar-se em 3 de Abril de 1911 e findou inesperadamente com o numero de 16 de fevereiro de 1921.

Enquanto se publicava o Debate. actividade de MB nao se limitou  somente ao jornal. Ele tomou aprte activa nos Congressos Provinciais de Goa, sendo eleito seu quarto Presidente.  O Debate que começara a sua publicaçao em 3 de Abril de 1911, cessou-a em 16 de fevereiro de 1921. Desde 1919 a 1921 MB representou o Concelho das Ilhas no Conselho do Governo. Em 1924, o Governo da India enviou MB como um dos seus delegados, para o Segundo Congresso Colonial de Lisboa. O Pracasha foi suspenso pelo Governo em 28 de Julho de 1937.

Quando em 1938, Jose Cabral foi nomeado Governandor da India, Rocha Diniz, ao tempo Procurador da Republica em Lourenço Marques recomendou ao MB o novo Governador, por ser liberal. Mas MB, feil ao seu ideario democratico e anti-ditatorial, respondeu que ele nao podia colaborar com um Governador que servia uma situaçao que ele combatia. Mas quis o Destino que MB falecesse no mesmo dia em que Jose Cabral chegou a Goa, em 10 de Julho de 1938. O Instituto Vasco da Gama fou denominado Instituto Luis Menezes Bragança. a partir do dia 10 de Julho de 1963 por portaria do Governo de Goa, Damao e Diu, sendo o Governandor Tenente T.Shivasankar. Na mesma data, a Camara Municipal das Ilhas, da presidencia do Dr.Maximo Menezes, deu o nome do ilustre patriota ao antigo Parque Salazar. Em 23 de Dezembro de 1964, o Ministro de Educaçao Cormoli inaugurou nesse parque o busto de MB em bronze, com pedestal de marmore, do cinzel do arista goes, laureado pela Academia das Belas Artes de Berlim, Piedade da Cruz, no mesmo sitio onde antes se erguia o busto do Dr. Salazar. Em 25 de Janeiro de 1965 procedeu-se a inauguraçao do outro busto de MB em Margao, onde ele pilotou a grande batalha de Abstençao Eleitoral contra o Governo Portugues que sofismava a autonomia da India Portuguesa. D.Maria de Menezes Bragança foi convidada a descerrar o busto do seu pai. O programa finalizou-se com a publicaçao do volume em que foram publicados os seus artigos.

Advertisements

Tags: , ,

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s


%d bloggers like this: